Desidratação é simplesmente quando nosso corpo não tem a quantidade de água (ou fluidos) que deveria. Alguns de nossos órgãos têm até 80% de água, por isso faz todo sentido que, quando não consumimos água suficiente estamos sujeitos a uma série de problemas. Quando desidratados muitas coisas podem acontecer com nosso corpo. Coisas que estão longe de simplismente uma boca seca. Para ajudar você nisso, relacionamos 8 (oito) sintomas (alguns inusitados) que aparecem quando estamos desidratados.
#1 Urina amarelada
Um sinal evidente e prático de desidratação. Isso acontece porque a água ajuda a expulsar os resíduos do nosso corpo de forma mais eficiente. Quando você está totalmente hidratado, há uma maior proporção de água entre os resíduos, o que clareia nosso xixi.
#2 A fome chega mais cedo
Sentir fome mais rápido ou mais vezes durante o dia pode ser sinal de desidratação. Principalmente se você sabe que já comeu o suficiente naquele dia. Fome pode sim ser confundida com desidratação. Nesse caso, faça o teste bebendo água antes de biliscar algo fora de hora.
#3 Tudo que você pensa é em dormir mais
Quando estamos hidratados, a água flui em nossa corrente sanguínea a partir das células regulando corretamente nossa pressão arterial. Ao passo que quando estamos desidratados há uma queda na pressão, fazendo com que a quantidade de oxigênio no sangue também diminua. E é esta falta de oxigênio que causa a diminuição em nossas nossas funções musculares e nervosas trazendo a sensação de sonolência e fadiga.
#4 Cãibras
Quando estamos desidratados, o equilíbrio de eletrólitos em nosso corpo é afetado. Isso significa baixas nos estoques de sódio e potássio o que pode causar espasmos musculares bem dolorosos. Em outras palavras, baixo nível de fluidos em um músculo pode causar contrações involuntárias (a famosa cãibra).
#5 As coisas começam a esquentar
Nosso corpo necessita constantemente de água parar regular a temperatura corporal. Quando estamos com calor, suamos! E, se não temos água para suar, superaquecemos! Simples assim.
#6 Prisão de ventre
A água é sua companheira desde a hora que o alimento entra no seu corpo até a hora que ela sai. Se você não tem água suficiente, seu sistema digestivo não será capaz nem de digerir com eficiência nem de eliminar o 'desperdício' do alimento.
#7 Dores de cabeça
Quando seus níveis de hidratação caem, ocorre uma reação química no sangue e que o torna "mais espesso". O corpo compensa essa reação dilatando os vasos sanguíneos e comprimindo os nervos causando a dor de cabeça. Esse é um dos motivos da famosa ressaca e uma das causas das dores de cabeças tensionais.
#8 Levantar-se causa tontura
Sem água suficiente em nosso corpo quedas súbitas na pressão sanguínea podem acontecer dendendo de como nos movimentamo. Um importante sintoma de desidratação, portanto, é a sensação de tontura quando nos levantamos muito rápido.
Sentiu um pouco do poder da água. Beber água melhora significativamente sua vida e ainda ajuda a economizar dinheiro, em remédios e em várias sensações ruins comuns do dia-a-dia.
Para finalizar separamos três aplicativos interessantes que ajudam você a manter seu corpo sempre hidratado.
Daily Water Free – Water Reminder and Counter - GRÁTIS
Waterlogged - GRÁTIS
Daily Water – $0.99
E você ...o que faz para se manter hidratado?
Fonte: Colquhoun J., Food Matters