Atualmente surgiram tantos meios diferentes de lavar as verduras que as vezes até nos perdemos no que é certo e errado. Além disso os supermercados as vezes nos entregam o vegetal com uma aparência tão boa que inconscientemente achamos que nem precisamos lavar (tanto).
Hoje venho aqui para esclarecer o assunto e falar um pouco sobre as formas de higienizarmos os alimentos em casa.
A higienização é tão importante a ponto de poder SIM deixar uma refeição mais saudável ou ainda mais sustentável. Uma correta higienização pode eliminar pelo menos 60% dos agrotóxicos de uma alimento. Além disso higienizar de forma correta pode também economizar mais de 50% de um alimento (que seria jogado fora).
Existem
Muitos dizem que o vinagre é bom para limpeza, que o iodo também é! Existe hoje até meios mais modernos como a ionização por imersão em tanque de ozônio!!
Aqui higienizamos com água sanitária. Solução de hipoclorito de sódio, que tem a mesma eficácia que a maioria dos sanitizantes encontrados no mercado (alguns bem caros).
Veja o que o site da ANVISA diz a respeito sobre higienizar com água sanitária:
Mas cuidado: você não pode usar para higienizar alimentos produtos que digam na embalagem que são alvejantes, limpadores, tira-manchas etc, pois eles podem conter elementos tóxicos como corantes, fragrâncias, detergentes, entre outros.
Para que a água sanitária sirva para higienizar alimentos é preciso que a embalagem diga, claramente, que se trata de água sanitária, e que o produto está de acordo com a regulamentação da Anvisa.
Há algumas águas sanitárias, porém, que dizem na embalagem que não devem ser usadas na higienização de alimentos. Segundo a Anvisa, são produtos de empresas que preferiram não passar pelos testes de eficácia contra micróbios.
Antes: lave as mãos, prepare a solução com água sanitária e limpe as verduras com casca ou mais porosos com uma escovinha de cerdas macias. Tirar excessos de sujeira (terra) e folhas estragadas.
Proporções da solução: 1 colher para 1 litro de água.
Tempo de molho: 15 min
Depois: enxague tudo com água corrente
Dicas gerais:
Reutilize sempre que puder a água da higienização para lavar calçadas
Uma boa forma de lavar folhas como espinafre e couve é esfregando uma folha na outra
Frutas e verduras com casca grossa ou sujas de terra podem ser lavados com uma escovinha macia
Lavar bem os vegetais pode reduzir até pela metade a quantidade de agrotóxicos que ficam na casca do alimento.
Lave verduras separadamente uma das outras (sempre que possível) para eliminar risco de contaminação cruzada
Tenha utensílios específicos para higienização (não misturar facas e tábuas de carne com de verduras p.e.)
Seque bem os alimentos para aumentar o tempo de armazenagem na geladeira.
Tem alguma dúvida ?? Entre em contato conosco! não hesite também falar alguma curiosidade ou conhecimento.